A FAMESC

A FAMESC surgiu a partir de um grandioso debate, desenvolvido por um grupo de pesquisadores, educadores e cidadãos quissamanhenses que, preocupados com a necessidade de uma educação de qualidade e sintonizados com as novas tendências da sociedade moderna, frente à globalização do conhecimento, resolveu unir esforços e conhecimentos visando oportunizar à sociedade de Bom Jesus do Itabapoana e região periférica ensino e qualificação que  lhes prepare para um mercado de  trabalho cada vez mais exigente.

Imbuídos deste ideal, foram estabelecidas parcerias com os órgãos públicos e privados, elaborando-se um PDI  – Plano de Desenvolvimento Institucional, direcionado às necessidades do mercado da região.

Os cursos oferecidos são resultado de exaustivas pesquisas e amplo debate com a sociedade civil e acadêmica de nosso Estado.

Com a fé em Deus e a certeza de que o sucesso deriva de um esforço contínuo, assumimos esta missão em prol do aprimoramento cultural do município de Bom Jesus do Itabapoana e região adjacente.

 Portaria de Credenciamento nº 62, de 22 de janeiro de 2010

Organização didatico-pedagógica da Instituição:

A FAMESC pretende receber egressos do Ensino Médio, em sua maioria de Bom Jesus do Itabapoana , mas também alunos provenientes de outras cidades da região. Acredita-se que  Dois terços dos alunos serão oriundos  de escolas públicas da região de sua abrangência, com todas as dificuldades que acompanham boa parte desse público. Isso porque, como apontam inúmeras pesquisas, o ensino que é oferecido na escola pública do país não consegue desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos resolvam diferentes problemas ou se inseriram em práticas de letramento mais valorizadas socialmente.

Seguindo a orientação do Conselho de Administração Superior, a FAMESC definiu prazos mínimos para a conclusão de cada curso, de modo a gerar a necessária maturação de conhecimentos para o exercício profissional, bem como um prazo máximo equivalente, em cada curso, ao termo mínimo acrescido de 50%. Os termos mínimos e máximos dos cursos estão previstos no seu Plano de Implantação e obedecem às diretrizes do Conselho Nacional de Educação. As durações mínimas de cada Curso estão informadas nos respectivos projetos pedagógicos.

Nesse início de século, com todos os recursos tecnológicos disponíveis, as IES não podem ignorar o papel fundamental de tais tecnologias no processo de formação de seus alunos.  Elas devem estar a serviço desse processo, como ferramenta eficaz que favorece a aprendizagem dos alunos. A aula tradicional, a que se restringe a exposição de conteúdos, não tem lugar em uma sociedade onde as informações encontram-se disponíveis em diferentes espaços e não apenas no escolar/acadêmico.

A FAMESC entende como fundamental o investimento em uma “informática educativa”, no sentido de criar ambientes instigadores de aprendizagem, aqueles nos quais os alunos se sintam motivados a construir conhecimentos. É preciso salientar o papel fundamental do professor nesse contexto, uma vez que sem sua presença, como mediador capaz de (re)construir conhecimentos, a aprendizagem significativa não acontece.

ORGANOGRAMA DA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

 

Autoridades Acadêmicas / Administrativas

 

Diretor Geral 

Dr. Carlos Oliveira de Abreu

Diretora Acadêmica

Prof.ª Dra. Fernanda Castro Manhães

Diretoria Administrativa/Financeira: 

Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Secretaria Acadêmica: 

Srª Thaís Batista de Souza

Assessora Acadêmica: 

Srª. Edyala Oliveira Brandão Veiga

Coordenador Acadêmico: 

Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas:

Profª. Drª. Bianca Magnelli Mangiavacchi

Coordenadora do Curso de Enfermagem: 

Profª Roberta da Silva Nascimento Pereira

Coordenadora do Curso de Direito: 

Profª. Ma Ione Galoza de Azevedo

Coordenador Adjunto do Curso de Direito: 

Prof. Me Felipe Nogueira Alves da Silva

Coordenador do Curso de Administração: 

Prof. Me. Sérgio Istoe

Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu: 

Profª. Me Tauã Lima Verdam Rangel

Coordenador de EaD: 

Prof. Fernando Xavier de Almeida