CPA - Comissão Própria de Avaliação

CPA - Comissão Própria de AvaliaçãoA Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Autoavaliação Institucional na Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC). O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado em 2004, por meio da Lei nº 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil.

O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional, juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Desde 2010, a FAMESC vem desenvolvendo seu projeto de autoavaliação, organizado em dois grandes focos de ação: (1) o acompanhamento avaliativo das dimensões institucionais; e (2) a institucionalização de práticas de avaliação, que compreendem o aprimoramento das análises de resultados de avaliação com vistas à orientação de ações gestoras.

A CPA é constituída no âmbito da FAMESC e tem por atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da IES, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Sua forma de composição, duração do mandato de seus membros, dinâmica de funcionamento e especificação de atribuições são objeto de regulamentação própria, observando-se as seguintes diretrizes:

I - Necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e pessoal técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada;
II - Ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa. A partir disso, a CPA elabora um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo avaliativo, e sugere à Direção Geral da FAMESC a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Finalmente, a CPA elabora relatório descritivo das ações e resultados da Avaliação Institucional naquele período e o encaminha ao INEP/MEC.

A CPA da FAMESC é composta por representantes de todos os segmentos de sua comunidade interna e externa, como segue:

  NOME  CARGO/FUNÇÃO   REPRESENTAÇÃO
Prof. Me Sergio Elias Istoe Representante do Corpo Docente Presidente da CPA
Prof. Me. Fábio Machado de Oliveira Representante do Corpo Docente Docente
Prof. Esp. Fernando Xavier de Almeida Representante do Corpo Docente Docente
Edyala Oliveira Brandão Veiga Representante do Corpo Técnico Administrativo Administrativo
Antonio Bendia de Oliveira Junior Representante do Corpo Técnico Administrativo Administrativo
Milton Junior Barros Araujo Representante dos Discentes Discente
Rubia Ignês Vilela de Andrade Silva Representante dos Discentes Discente
Paulo Sergio do Canto Cyrillo Representante da Comunidade Comunidade