Graduação - Enfermagem

Atualizado em 08/11/2019

COORDENAÇÃO

Coordenadora: Profª Roberta da Silva Nascimento Pereira http://lattes.cnpq.br/5552888358906594
Coodenador Adjunto: Prof. Janimar da Cruz Kiffer http://lattes.cnpq.br/2113545150796214 

 

INVESTIMENTO

-Valor Integral: R$ 808,01
-Transferência e Reingresso: R$ 404,01
-Renovção antecipada, 5% desconto: R$ 767,60
-Pontualidade vencimento 05 de cada mês, 10% desconto: R$ 727,20

 

NÚMERO DE VAGAS

60 vagas anuais

 

PERIODICIDADE DE ENTRADA

Semestral

 

DURAÇÃO

4 anos

 

SOBRE O CURSO

Ao se pensar na possibilidade de instalação de um curso de enfermagem na FAMESCBJI duas questões estavam presentes: (a) qual a relevância científica que terá? e (b) qual a relevância social?

A reflexão que se processou exigiu a contextualização do curso. O que lhe dá uma favorável densidade de intercâmbio com profissionais de outras áreas do conhecimento e permite repensar procedimentos técnicas e a própria ação profissional. 

O curso está sendo proposto para a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, onde a mesma possui alta concentração de atendimentos à saúde, principalmente atendimento médico. A cidade é referência para a região e as prefeituras próximas, mantém forte intercâmbio de atendimento à saúde com Bom Jesus do Itabapoana, uma vez que há um hospital de referência. 

Há que se destacar que o número de médicos na região é superior ao número de enfermeiros com nível superior e o Curso de Enfermagem da FAMESCBJI vem suprir uma carência tanto no sentido de oferecer profissionais ao mercado, de melhorar o atendimento à população, como também ampliar e desenvolver procedimentos, técnicas, teorias na enfermagem, além de estudar as patologias regionais e buscar estratégias eficazes para a solução dos problemas de saúdedos pacientes.
 
É importante ressaltar que,  a descentralização das ações de saúde no Brasil, promovida nos últimos anos, requer para a sua consolidação, mudanças expressivas no modelo atual de atenção à saúde, em que ainda predominam os serviços de assistência individual e biomédica centrados nos hospitais. Além disso, a prática do trabalho isolado de cada modalidade de profissional da área da saúde tem gerado altos custos e dificuldades no atendimento às necessidades do paciente, do seu núcleo familiar e da comunidade.
A organização de equipes multiprofissionais capacitadas para o diagnóstico, aptas para a execução das ações de intervenção nas áreas de prevenção da doença, promoção e recuperação da saúde em todos os níveis, com o objetivo de buscar a melhoria da qualidade da vida da população, tem sido uma estratégia utilizada por vários países como alternativa para solucionar esta questão.

Em consonância com essa perspectiva,  a participação do Enfermeiro nas equipes é essencial não somente para o desenvolvimento das atividades assistenciais, como também para a implementação de medidas de prevenção e de educação das pessoas e da coletividade.

Nesse contexto de múltiplas exigências para o trabalho da Enfermagem como um todo, o que se coloca para  o Enfermeiro é a necessidade de reorientação da sua prática e do seu papel técnico-social, mediante o domínio dos fundamentos técnicos, científicos e sociais inerentes ao exercício de cuidar das pessoas.

Partindo do princípio de que as transformações do processo de trabalho em saúde podem ser impulsionadas pelo processo de formação dos profissionais, o Curso de Enfermagem da FAMESCBJI se propõe a colaborar para o aperfeiçoamento dos serviços de Enfermagem da região, que ainda não contam com a participação integral do Enfermeiro, conforme  preconizado pelo Decreto 94.406/87 e pela Resolução COFEN-146/92, constituindo-se, portanto, em uma oportunidade real para que auxiliares e técnicos de enfermagem possam prosseguir seus em nível superior, ao mesmo tempo em que amplia as opções dos egressos do ensino médio por uma profissão.

Ainda, em consonância com a atual Política Nacional de Saúde, há que se delinear a formação de um profissional de Enfermagem, cuja ênfase seja para a Saúde Pública, enquanto modalidade de trabalho voltada para o atendimento global, contínuo e centrado na família e na comunidade.

O que se pretende é que, pela formação superior, os Enfermeiros se capacitem para dar respostas às demandas e necessidades prementes da população, em consonância com os princípios da faculdade, equanimidade, hierarquização, integralidade e resolutividade das ações de saúde em todos os níveis de assistência.
 

Objetivos do Curso:

Os objetivos gerais do curso oferecido pela FAMESCBJI são o alto desempenho de seus egressos e melhoramento da sociedade através da competência de seu corpo docente e funcionários; comprometimento com a realidade social do meio em que está inserida; estabelecimento de relações de parcerias que promoverão interações comunitárias e servirão para contribuir com sugestões.

Tem como principais finalidades:

  • Promover o debate e a pesquisa filosófica, científica, tecnológica e artística;
  • Formar pessoas qualificadas para o exercício das profissões liberais, técnico-científicas, acadêmicas, para cultura e arte;
  • Contribuir para a elaboração da cultura e sua transmissão, procurando valorizar seus conteúdos à luz da realidade social;
  • Incentivar o diálogo interdisciplinar, a integração entre os diversos ramos do saber, a reflexão crítica sobre os problemas e as relações humanas, a investigação da verdade;
  • Editar revistas e criar meios de divulgação e conscientização entre os alunos e a sociedade;
  • Cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais, na realização e divulgação de pesquisas, na elaboração de projetos e na prestação de serviços;
  • Contribuir para o bem da comunidade regional, nos campos social, cultural e assistencial;
  • Captar, gerir e aplicar recursos destinados à educação;
  • Estender à comunidade local e regional, sob forma de cursos e/ou serviços, as suas atividades de ensino e os resultados das pesquisas realizadas;
  • Divulgar trabalhos produzidos pelo Corpo Técnico-Docente e pelo Discente, ou por outros vinculados aos campos de sua atuação;
  • Proporcionar ao Corpo Discente oportunidades de participação em programas de desenvolvimento comunitário e regional, e favorecer-lhe meios para a realização de atividades de capacitação e atualização técnica;
  • Manter intercâmbio de informações e de pessoal com instituições congêneres nacionais;
  • Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão;


PERFIL DO EGRESSO:

Uma das marcas da contemporaneidade é a necessária construção de práticas que busquem a formalização da linguagem sobre várias possibilidades de se interpretar o real. Buscar o sentido das coisas e da própria vida, bem como parte da busca da interpretação do conhecimento chamado científico, são pontos importantíssimos para a formação do profissional do terceiro milênio.

O conhecimento é fundamental para a sobrevivência do homem, que precisa exercer uma atividade para garantir sua existência e agir sobre o mundo exterior, associando-se a outros homens para que, por meio da ação, mantenha sua vida, ou seja, aprender a conviver, aprender a realizar e aprender a ser. 

Porém, para o exercício dessa atividade, o profissional de hoje não pode simplesmente executá-la de forma mecânica. Se isso ocorrer, certamente o seu cargo será substituído por outro profissional. E esse ato se torna ainda mais sério quando falamos da área da saúde, onde se espera desse profissional uma visão  e uma prática holística para com o  seu  paciente, podendo, dessa forma,  ajudá-lo na causa de sua doença e não limitando a doença em si. É preciso que o futuro profissional da saúde tenha competência técnica, mas também competências política e ética. Que não seja apenas instrumentalizado para o exercício de sua profissão, mas que também atinja  a sua emancipação,  habilitando-o para tomar decisões e soluções frente aos problemas que se colocam.

Para que essa prática holística ocorra, o profissional de enfermagem deve saber confrontar-se com a realidade na qual irá atuar, tendo autonomia para tomar decisões com sabedoria, competência, criatividade, e, principalmente inovação.
Nessa perspectiva, a atividade profissional é decorrente de uma ação natural do indivíduo. Legitima-se pelo seu efeito prático: gerar um resultado útil à vida e a satisfazer uma necessidade. Surge, portanto, a necessidade de autonomia para organizar os dados que são obtidos pelo indivíduo, por esse novo profissional através de sua cultura, que é apropriado pelo conhecimento e por sua atividade prática. Daí a necessidade de se aprender e sempre. Podendo, a partir disso, dizer que toda aprendizagem possui um conteúdo social. Esse conhecimento se dá pelo ato da educação, que é a apropriação do desenvolvimento da história, fruto da cultura material e espiritual:

As aquisições do desenvolvimento histórico e das aptidões humanas não são simplesmente dadas aos homens nos fenômenos objetivos da cultura material e espiritual que os encarnam, mas são aí apenas postas. Para se apropriar destes resultados, para fazer deles as suas aptidões, “ os órgãos da sua individualidade” , (...) o ser humano, deve entrar em relação com os fenômenos do mundo circundante através doutros homens, isto é, num processo de comunicação com eles. Assim,(...), [o indivíduo], aprende a atividade adequada. Pela sua função, este processo , é, portanto, um processo de educação. 

Esse conhecimento, gerador da atividade prática, deve ser fruto de um aprendizado que se pode trabalhar em sala de aula e fora dela, valorizando a cultura geral e local, contribuindo dessa forma, para a formação de um profissional  atualizado. 

Para que isso ocorra, a escola, a sociedade de forma geral, devem repensar seus papéis, frente a essas novas possibilidades que hoje compõem o mundo do conhecimento e da cultura. Os novos hábitos culturais, as novas formas de relação social, exigem uma prática pedagógica que se integrem às estratégias cognitivas e emocionais dos novos profissionais gerados no mundo da mídia digital, das redes, da realidade virtual, das imagens, visando neles, a formação de profissionais generalistas. 

Portanto, ao privilegiar a formação do enfermeiro generalista, crítico e reflexivo, o Curso de Enfermagem da FAMESCBJI propõe-se a desenvolver no aluno capacidades para:

  • compreender a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas;

  • incorporar  a  ciência/arte  do  cuidar  como  instrumento  de   interpretação  e   de  intervenção profissional;

  • estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;

  • exercer sua atividade profissional de acordo com os códigos éticos, políticos e normativos;

  • interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;

  • participar dos movimentos de qualificação das práticas de saúde;

  • reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;

  • reconhecer-se como sujeito no processo de formação de recursos humanos;

  • dar respostas às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente;

  • comprometer-se com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;

  • integrar-se a seu grupo profissional;

  • assumir responsabilidades na coordenação do trabalho da equipe de enfermagem;

  • realizar, participar e utilizar pesquisas e outras produções de conhecimento, tendo em vista a qualificação da prática profissional a partir da capacitação e atualização permanentes.

Para formar o profissional aqui almejado, o FAMESCBJI sabe que é preciso refletir sobre o humano , ou seja,  refletir sobre a vida, principalmente nessa nova configuração de mundo. Não é possível formar profissionais apenas técnicos, “desconectados” do humano. É necessário repensar o sujeito, a comunidade, a educação. Pois, se a formação profissional der condições para que o futuro profissional construa o seu próprio conhecimento, pode lhe dar condições para resgatar, primeiramente, a própria dignidade cidadã, refletindo, sem dúvida alguma, na qualidade de seu trabalho.