Graduação - Curso Superior de Pedagogia em (EAD)

Atualizado em 08/11/2019

Cordenação

Coordenadora Prof.ª Drª. Fernanda Castro Manhães  http://lattes.cnpq.br/1866461041232723

Investimento:

-Valor integral: R$ 248,25
 

Duração:

4 anos

Sobre o curso

O curso de padagogia prepara o profissional para atuar em diversas áreas da Educação como, por exemplo, na educação infantil e ensino fundamental, na gestão de escolas e na coordenação de treinamentos em empresas.
 

Objetivos do curso:

 
O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade metrolitana São Carlos - FAMESC objetiva:
 
- Desenvolver competências e habilidades específicas da área da docência;
 
-Assessorar na elaboração, execução e avaliação de um projeto político pedagógico de Educação Superior em Pedagogia por meio da reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras que contemplem possibilidades de ações, pesquisas e publicações, tendo em vista estabelecer a diversidade na formação do profissional em Pedagogia;
 
- Articular a reflexão teórica crítica com os domínios da prática levando à compreesão dos processos de ensino;
 
- Facultar ao novo profissional de Pedagogia a construção de opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho, por meio de abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno. 
 
 
Tem como principais finalidades:
 
- Compreender questões políticas, econômicas, sociais, filosóficas, históricas e psicológicas que conformam a realidade educacional;
 
- Promover a produção e a difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares;
 
- Conhecer os aspectos específicos da Educação Básica, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial;
 
- Refletir analítica e criticamente sobre os métodos de ensino e as tendências pedagógicas adotadas na Educação Básica;
 
- Planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas pautadas nos princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética,
 
- Construir a prática educativa mediante o diálogo e uma boa relação docente/discente no que tange ao processo ensino-aprendizagem, e, numa avaliação mediadora e emancipatória a serviço da ação pedagógica reflexiva, propiciando ao docente um posicionamento crítico frente as questões educacionais.
 
- Enfrentar um ambiente em constante transformação e ser capaz de compreender, absorver e desenvolver métodos, técnicas e recursos educacionais, em uma perspectiva de atuação pedagógica consciente;
 
 - Preparar educadores, no que diz respeito às teorias do conhecimento, da comunicação e dos sistemas, para a utilização de recursosdas tecnologias de informação e comunicação que permitam dinamizar o processo educacional;
 
- Agir com características de um empreendedor, demonstrando capacidade de organização e administração do tempo, segurança quanto às próprias ideias e objetivos, realismo, autocrítica e capacidade de assumir riscos;
 
-Trabalhar em equipes multidisciplinares;
 
- Gerar e apresentar novas propostas num processo constante de renovação pessoal e profissional;
 
- Apresentar habilidades projetivas, tais como: criatividade, iniciativa, percepção, liderança, integração ao meio, criticidade e capacidade empreendedora.