NOTAS OFICIAIS - COVID-19

ATENÇÃO

Em 19/03/2020 às 21h23


NOTA OFICIAL: 27/03/2020

COMUNICADO OFICIAL FAMESC

Bom Jesus do Itabapoana/RJ, 27 de março de 2020.

A FAMESC, em 17/03/2020, atendendo ao Decreto nº 46.973/2020 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, suspendeu suas atividades acadêmicas e administrativas no período de 17/03/2020 a 31/03/2020, antecipando o recesso escolar de julho (15 dias), aos seus colaboradores e alunos.

Sabe-se que o cenário nacional e mundial ainda é preocupante, e o Ministério da Saúde ainda indica que o pico da pandemia se dará nas próximas semanas de abril, de modo que, poderemos ter novas prorrogações de períodos de isolamento social.

Diante disso, a FAMESC, preocupada com a saúde de todos nossos colaboradores e alunos, e com a preservação do período letivo, evitando, assim, prejuízos para os alunos, caso nada seja feito, optou por, a partir do dia 01/04/2020, retornar com suas atividades acadêmicas de forma remota, já que não se pode prevê os desdobramentos dessa crise.

METODOLOGIA DE ENSINO

O que seria esse ensino remoto? Seriam aulas ao vivo, ofertadas aos discentes nos horários em que as mesmas ocorreriam presencialmente, de modo que não haverá nenhum tipo de prejuízo na prestação do serviço, pois os alunos terão contato direto com os professores de suas disciplinas, para sanar suas dúvidas em tempo real.

A oferta das aulas se dará de forma remota, sendo uma alternativa permitida pelo MEC, através da edição das Portarias nº 343 e 345, que possibilita o ensino a distância no período de pandemia. Essa modalidade de oferta de ensino será a mesma adotada por todas as Instituições de Ensino Superior particulares da região e quiçá do país, uma vez que estas possuem uma missão mais que especial com seus discentes em ofertar um serviço de qualidade e dentro das expectativas de vida criadas por cada um, seja pessoal e/ou profissional.

Assim sendo, a metodologia de ensino adotada pela FAMESC, a partir de 01/04/2020, para o retorno de suas atividades acadêmicas se dará de forma remota.

Os docentes estão, neste período de recesso, preparando materiais escritos que serão postados em ambiente virtual de aprendizagem, bem como se capacitando para o uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s –, para a transmissão de suas aulas.

Todo esse planejamento de aula remota é no sentido de haver a possibilidade de prorrogação da quarentena. Todavia, como cenário é ainda de muitas incertezas, talvez, antes mesmo do que possamos imaginar, poderemos retornar com nossas atividades presenciais. Mas, como sempre, a FAMESC busca prestar um serviço de qualidade e, como não podemos ficar aguardando pelo fim dessas incertezas, iremos, de forma remota, continuar as atividades acadêmicas até que tudo se normalize.

Ressaltamos, ainda, que as disciplinas de prática e estágio, por expressa determinação do MEC, não poderão ser feitas nesse período de isolamento social, de modo que, quando do retorno das atividades, as referidas disciplinas serão gradativamente normalizadas, sendo as mesmas cumpridas em períodos alternativos. Mas não se preocupem! A carga horária será integralmente cumprida, sem qualquer tipo de prejuízo para o aluno.

MENSALIDADES

Com relação ao pagamento das mensalidades, este deverá ser feito normalmente, dentro das datas previstas inicialmente e com os mesmos valores. Não podemos conceder qualquer tipo de desconto aos discentes, uma vez que os serviços serão prestados, de forma remota, cumprindo assim, integralmente, as cargas horárias dos cursos.

Ressaltamos, ainda, que a FAMESC possui compromissos com seus colaboradores, professores e fornecedores, de modo que a redução da mensalidade traria consequências drásticas para os envolvidos. O país e o mundo vivem um momento que requer uma maior colaboração, solidariedade e empatia entre as pessoas, portanto, reduzir as mensalidades afetaria diretamente a manutenção de vários empregos, bem como a oferta de um ensino de qualidade aos discentes da FAMESC.

É válido também frisar que somos uma empresa pequena e que os custos do negócio são, em sua maior parte, destinados à folha de pagamento dos funcionários, portanto, reduzir as mensalidades geraria impactos na folha de pagamento e, consequentemente, um colapso nas finanças da instituição, o que, reforçamos, provocaria desemprego de docentes e de colaboradores.

Os custos da faculdade não serão reduzidos neste período, pelo contrário, estamos envidando esforços, em caráter emergencial, para promover investimentos em tecnologias da informação, no sentido de garantir a utilização do ensino remoto, com qualidade, havendo, assim, a contratação de aplicativos e de plataformas que assegurem a prestação do serviço on-line.

A FAMESC não está medindo esforços para garantir que seus docentes possam continuar a transmitir um ensino de qualidade de forma remota, nos mesmos padrões de qualidade dos serviços prestados de forma presencial. O nosso foco foi e sempre será o de atender às necessidades de nossos discentes, tendo em vista que quase a totalidade de discentes da FAMESC já possuem algum tipo de benefício (FIES, PROUNI, P-FIES, desconto na semestralidade à vista, entre outros).

Dessa forma, neste momento delicado e inesperado, não é possível a redução do valor das mensalidades, sendo que isso afeta diretamente a prestação de nossos serviços. Priorizamos um serviço educacional de qualidade, pois objetivamos garantir aos nossos discentes a formação de um profissional que tenha condições de competir no mercado de trabalho.

Nosso posicionamento está em consonância, inclusive, com as orientações emanadas pelos órgãos competentes na defesa dos direitos dos consumidores, como o Procon-RJ, bem como a Secretaria Nacional do Consumidor através da Nota Técnica nº 14/2020. 

Pedimos, portanto, a compreensão de todos quanto ao atual momento em que estamos vivenciando e reafirmamos que os serviços contratados pelos discentes serão integralmente prestados. Assim, qualquer situação peculiar deverá ser tratada, de forma individual, com o Setor Financeiro, através de nossos canais de atendimento (e-mail: financeiro@famesc.edu.br ou Whatsapp 22 99827-5003).

Por fim, informamos que toda a equipe técnica da FAMESC está envolvida na construção dos materiais informativos sobre os novos procedimentos que serão divulgados a toda comunidade acadêmica em tempo hábil.

Este é o momento de nos unirmos.

Reafirmamos nosso compromisso de sempre ofertar um ensino de qualidade.

Direção Geral

 

NOTA OFICIAL: 19/03/2020

A Mantenedora continua atenta e preocupada com a atual situação em que vive o país com a pandemia do covid-19. Nesse sentido, no dia 19/03/2020, diante da publicação das Portarias 343 e 345 de 2020 editadas pelo MEC, os mantenedores se reuniram e deliberaram o seguinte:
 
1º) A normalização do acadêmico, a partir do dia 01/04, será de forma presencial, caso autorizado pelo MEC, ou em EaD, na hipótese de continuidade da quarentena, sendo este o caminho adotado por várias faculdades na hipótese de manutenção da situação de pandemia;
 
2º) O período compreendido entre 17/03/2020 a 31/03/2020 é uma antecipação do recesso escolar de julho, de modo que, neste período, as Coordenações de Cursos e os professores estão elaborando o material para disponibilização na plataforma NEAD quando do retorno das atividades;
 
3º) Destacamos que a decisão para a utilização da EaD se dá em razão das previsões iniciais de que a pandemia poderá perdurar por tempo maior que o previsto inicialmente. Assim, para evitar que o semestre seja prejudicado, e consequentemente atrasando por meses a conclusão dos cursos, a Mantenedora optou pelo ensino a distância. 
 
Em breve apresentaremos o Calendário Acadêmico com as alterações devidas e com as demais informações necessárias para a continuidade do semestre.
 
A FAMESC mantém seu compromisso de oferecer aos seus discentes um ensino de qualidade.
A Mantenedora
 

Portarias: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf

https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf

NOTA OFICIAL: 16/03/2020

A Direção Geral e Acadêmica da FAMESC, vem através do presente informar à comunidade acadêmica que continua acompanhando as orientações emanadas pelas autoridades governamentais competentes no que se refere à pandemia do covid-19. 

 
Assim, pensando na segurança de todos os nossos colaboradores e alunos, a partir do dia 17/03/2020, os Setores Administrativo e Acadêmico da FAMESC estarão de férias coletivas.
 
Informamos aos alunos que as colações de grau previstas para o final de março de 2020 estão suspensas, até que a situação se normalize, de forma que, a partir do dia 27/03/2020, os alunos que tiverem necessidade de recebimento da declaração de colação de grau poderão agendar, previamente, por telefone, junto a Secretaria Acadêmica, dia e horário para recebimento do documento e assinatura do livro.
 
Com relação aos livros que estão sob empréstimo, a contagem dos prazos ficará suspensa, sendo fixado um novo prazo de devolução quando do retorno das atividades.
 
Os trabalhos acadêmicos, seja de disciplinas on-line ou presencial, também terão os prazos de entrega suspensos.
 
Portanto, o Calendário Acadêmico será reorganizado, quando do retorno das atividades e divulgado a todos. 
 
Para casos de dúvidas, o Setor Financeiro e a Secretaria Acadêmica estarão funcionando em horário especial, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
 
Desde já, agradecemos pela atenção dispensada.
Direção Geral e Acadêmica