Dicas de Consumo para o Dia das Crianças

PROCON-FAMESC dá dicas de consumo para o dia das crianças

Em 04/10/2017 às 01h03


É DIFÍCIL DIZER NÃO PARA OS FILHOS, AINDA MAIS EM DATAS ESPECIAIS, MAS O DIA DAS CRIANÇAS É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE CONHECER E EXERCER SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR, PRATICANDO UM CONSUMO CONSCIENTE E SEGURO.

 

BRINQUEDOS

 

• Não compre brinquedos sem o selo do Inmetro na etiqueta ou caixa.

• Respeite a faixa etária indicada, desconsiderando brinquedos com peças muito pequenas ou que possam ser desmontadas e engolidas pela criança.

• Verifique a resistência de costuras e partes de bonecas e de bichos de pelúcia, evitando que o pequeno tenha acesso ao enchimento. E não compre os que soltem pelos.

• Procure na embalagem informações sobre se o produto é feito com material atóxico.

Cuidado ao adquirir brinquedos que tenham cordas, tiras, correntes ou similares, principalmente a partir dos 15 cm. Esses brinquedos podem causar estrangulamento em crianças.

 

PROMOÇÕES

 

Os direitos são os mesmos dos clientes que compram produtos fora da promoção. Inclusive a troca por defeito. A empresa só fica isenta de sanar o estrago quando informa no ato da venda o problema e registra por escrito, de preferência, na nota fiscal, Ex.: “produto com avaria”.

·         Caso o produto apresente outros problemas que não os informados, a empresa terá que providenciar o conserto ou a troca. A troca é sempre efetuada pelo valor pago pelo consumidor na nota fiscal, independente de alterações posteriores de preço.

 

DIREITO DE ARREPENDIMENTO

 

• Compras feitas fora do estabelecimento comercial, ou seja, via telefone, internet ou em domicílio permitem que o consumidor se arrependa, desistindo do produto ou serviço adquirido, num prazo de até sete dias, a contar do recebimento;

Nesses casos cabe a devolução, pelo fornecedor, do valor pago pelo consumidor

 

POLÍTICA DE TROCA

 

Pelo Código de Defesa do Consumidor, a troca de mercadorias é obrigação do lojista apenas em casos de defeitos;

 

 

Pode haver, no entanto, uma política de troca própria, que varia de empresa para empresa porque a troca não é obrigada por lei.O Código de Defesa do Consumidor determina apenas que produtos com defeitos sejam substituídos. Por isso, dê preferências às lojas que oferecem serviços de troca. Não esqueça de pedir um comprovante por escrito de quanto tempo é a garantia.

 

GARANTIA

 

• Existem dois tipos: a prevista em lei e a contratual.

• A legal prevê 30 dias a partir da data da compra para produtos não duráveis (como alimentos, cosméticos e roupas) e 90 para duráveis (como eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

• Em caso de defeito de fabricação que apareça depois desse prazo, o consumidor pode reclamar. A garantia contratual depende de empresa para empresa.

 

ONDE RECLAMAR

 

Em caso de violação de seus direitos, ou mesmo dúvidas, procure o Posto Procon FAMESC que fica localizado na Av. Governador Roberto Silveira, n.º 910, Lia Márcia, Bom Jesus do Itabapoana-RJ. 

Horário de atendimento: de Seg. à Sex. das 13h às 18h