PROCON FAMESC DÁ DICAS DE CONSUMO PARA A BLACK FRIDAY 2017

BLACK FRIDAY

Em 07/11/2017 às 20h29


A “BLACK FRIDAY 2017” OCORRE NO PRÓXIMO DIA 24 DE NOVEMBRO. TARTA-SE DE EVENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA EM GERAL, QUE APROVEITA A DATA PARA PRATICAR PROMOÇÕES E CONDIÇÕES ATRATIVAS DE COMPRA. 

AQUILO QUE, A PRINCÍPIO, PARECE ATRATIVO E VANTAJOSO, PODE ESCONDER ILEGALIDADES E VIOLAÇÕES AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. POR ISTO VALE FICAR ATENTO ÀS DICAS PARA UM CONSUMO SEGURO E SEM PREJUÍZOS:

1.   DIREITO DE DESISTIR DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET: o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor poderá desistir de produto ou serviço, num prazo de até 7 dias a partir da realização da compra, que tiver realizado pela internet, por telefone ou outra modalidade que seja fora do estabelecimento comercial físico do vendedor.

Para exercer esse direito de desistência, devolvendo o produto sem qualquer ônus, o consumidor deverá informar seu arrependimento ao consumidor, no prazo de 7 dias, a contar do recebimento do bem. 

O vendedor não poderá se opor, nesses casos, à desistência do consumidor nem cobrar qualquer quantia pela devolução que tenha sido informada no prazo legal de 7 dias.O consumidor poderá desistir de qualquer produto que comprou pela internet e avisou ao vendedor em até 7 dias a partir do recebimento. Mesmo produtos em promoção podem ser devolvidos se forem respeitados o procedimento e o prazo da Lei.

 

2.   Prazo de entrega: toda compra realizada pela internet deve ter um prazo de entrega do produto ou realização do serviço informado pelo vendedor ao consumidor. É o que diz o artigo 39, inciso XII do Código de Defesa do Consumidor. O prazo deve ser informado e rigorosamente cumprido pelo vendedor.

 

3.   PROMOÇÕES: Os direitos são os mesmos dos clientes que compram produtos fora da promoção. Inclusive a troca por defeito. A empresa só fica isenta de sanar o estrago quando informa no ato da venda o problema e registra por escrito, de preferência, na nota fiscal, Ex.: “produto com avaria”.

 

4.   Não Esqueça!

·         Pesquise a reputação do site e desconfie de ofertas extremamente vantajosas. Mesmo se tratando de promoções de Black Friday, preços muito abaixo dos de mercado podem esconder armadilhas.

·         Leia os termos da venda, como a forma de pagamento, política de troca, as especificações do produto ou serviço, responsabilidade pelo custeio do frete;

·         Antes de comprar um produto, acompanhe as mudanças recentes de preço;

·         Acompanhe o processo de entrega do produto;

·         Se disponível opte por meios de pagamento digitais que ofereçam proteção para eventuais problemas na compra. Não forneça seus dados de cartão de crédito a sites que não conhece.

 

ONDE RECLAMAR:

 

Em caso de violação de seus direitos, ou mesmo dúvidas, procure o Posto Procon FAMESC que fica localizado na Av. Governador Roberto Silveira, n.º 910, Lia Márcia, Bom Jesus do Itabapoana-RJ.

Horário de atendimento: de Seg. à Sex. das 13h às 18h