FAMESC realiza a 1ª Semana da Sustentação Oral: Comunique-se Melhor!

FAMESC realiza a 1ª Semana da Sustentação Oral: Comunique-se Melhor! Oportunidade em que os acadêmicos do Curso de Direito participaram de palestras voltadas à oratória, a estudos e debates de casos simulados e reais, além da realização de audiências simuladas.

Em 20/06/2019 às 17h58


Nos dias 4 a 6 de junho de 2019, a Coordenação do Núcleo da Cidadania e a Coordenação do Curso de Direito promoveram a 1ª Semana de Sustentação Oral: Comunique-se Melhor!

O Evento teve como objetivo o exercício de aproximação entre conteúdos teóricos e práticos, ministrados nas salas de aula, visando ao aprimoramento da oratória e da retórica entre os discentes do Curso de Direito da FAMESC. A partir de metodologias ativas e experiências práticas, foi possível estimular a criatividade, a argumentação, a capacidade de expressão oral e a transposição didática de conteúdos teóricos. Fato que motivou, ainda, a participação dos egressos nos projetos da IES.

A 1ª Semana da Sustentação Oral foi organizada da seguinte forma:

No 1º dia, aconteceram palestras, na Quadra do IFF em Bom Jesus, voltadas para a oratória em público, com a participação dos seguintes palestrantes:

Psicóloga Vânia Márcia Silva do Carmo Brito (tema: A comunicação não violenta como estratégia para aprimorar os relacionamentos sociais);

Procurador do Estado do Espírito Santo, Dr. David Augusto de Souza (tema: Aspectos praticados da sustentação oral nos Tribunais);

Psicóloga Lidiane da Silva (tema: O controle e a manipulação das emoções em apresentações públicas).

Ainda no primeiro dia do evento, foi lançado o livro “Inclusão digital do Idoso II – Direito e Interdisciplinaridade”organizado pela Professora Mestre Ione Galoza de Azevedo.

Já no 2º dia, ocorreu o Júri Simulado, realizado no Salão do Tribunal do Júri, no Fórum de Bom Jesus do Itabapoana, com discentes do 7º e 8º períodos do Curso de Direito.

Simultaneamente, os discentes do 1º ao 3º períodos realizaram as Sessões Jurídicas, cujos membros foram avaliados pelos professores do curso; pela mediadora Maria de Fátima Silva Almeida; pela policial civil Danielle Marques Lima;  pelos alunos egressos Ruth Roeles de Campos, Anysia Carla Lamão Pessanha e Aline Lobato dos Santos; pelos advogados Liliam Simões dos Santos Barbosa, Ziraldo Tatagiba Rodrigues e pela Promotora de Justiça da Comarca de Bom Jesus do Norte/ES, Dra. Maria Aparecida Bazani.

Na mesma data, os alunos do 4º ao 6º períodos realizaram o Tribunal Cível e Penal, com debates de temas relevantes ao meio jurídico. Os alunos foram avaliados por professores do curso; pelos alunos egressos Sangella Furtado, Peterson Silveira Rezende e Vitor Pimentel Oliveira; pelos advogados Gilberto Cardoso de Matos, Túlio Fiori Rezende Cordeiro e Rossini de Oliveira Tavares e pelo servidor do Ministério Público do Espírito Santo, Braulio Brasil de Almeida. Nesse dia, foram selecionados os melhores debates para uma fase final que ocorreu no dia 06/06/2019.

No último dia do evento, os alunos do 4º ao 6º períodos realizaram a fase final do Tribunal Cível e Penal, além das audiências simuladas cíveis, voltadas ao Direito de Família e ao Direito de Vizinhança, que foram feitas pelos discentes do 9º período do Curso de Direito, e a audiência trabalhista realizada pelos discentes do 7º período.

O evento pôde ser analisado como uma experiência muito positiva, pois foram empregadas técnicas de exposição e aplicação de práticas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem ao educando.

 

FOTOS