Ouvidoria

ANTES DE REGISTRAR A MANIFESTAÇÃO NA OUVIDORIA DA FAMESC:

É preciso tentar solucionar a questão junto aos responsáveis pelas demandas ou questionamentos, na Instituição. Essa iniciativa é muito importante para assegurar a efetividade dos responsáveis estabelecidos pelos diferentes setores. Se essa tentativa já foi realizada sem sucesso, entre em contato com a Ouvidoria.

As informações (denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, consultas, críticas, elogios ou agendamento de reunião) devem ser encaminhadas por meio desta página.

Você não precisa se identificar, mas se quiser obter resposta, não deixe de mencionar seu nome, telefones, e-mails e endereços completos. Suas informações serão recebidas e analisadas pela Ouvidoria da FAMESC, que lhe dará o encaminhamento necessário.

O que é a ouvidoria?

A ouvidoria é a voz do cidadão na FAMESC!

Por meio dela, discentes, docentes, funcionários e comunidade podem expressar opiniões, fazer reclamações, denúncias e sugerir melhorias em relação a todas as atividades da Faculdade.

Qual o papel da ouvidoria?

Ela é responsável por receber, analisar e encaminhar demandas, acompanhar providências tomadas, analisar o grau de satisfação da comunidade acadêmica em geral como um todo e preparar relatórios propositivos de melhoria para serem apresentados à Gestão Superior da FAMESC.

Como funciona?

A ouvidoria é um órgão de natureza mediadora, trabalha de forma imparcial e visa garantir os direitos do cidadão de manifestação e informação.

 É possível fazer uma denúncia anônima?

Sim. Entretanto, somente prosseguirão depois de elementos suficientes que possibilitem a adoção de medidas destinadas e a sua apuração pela autoridade competente. A Constituição desencoraja o anonimato, pois, dessa forma, o usuário não tem como receber um retorno do andamento da situação.

Quando recorrer à ouvidoria?

Quando quiser fazer uma manifestação - elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à Faculdade, aos seus diversos órgãos, aos funcionários e à comunidade. Exceto no caso de informações que podem ser respondidas por professores, coordenações, departamentos, faculdades ou direção.

O que não é função da ouvidoria?

  1. Imediatismo

  2. Assistencialismo

  3. Paternalismo

  4. Marketing promocional

  5. Consultas ou informações

  6. Auditoria

  7. Discutir opiniões de relacionamentos interpessoal

  8. Dizer qual ideia considera certa ou errada

  9. Exercer poderes coercitivos para modificar, anular ou revogar atos


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