PDI - Projeto Pedagógico da Instituição

A formação de um aluno sensível a problemas que o cercam não pode ocorrer em um espaço em que essa preocupação inexiste. Sabendo disso, a FAMESC não mede esforços para atuar de forma significativa no contexto no qual se insere, atuação voltada para a promoção de ações e estabelecimento de parcerias que minimizem problemas e tragam melhorias para sua comunidade interna e externa.

A FAMESC pretende oferecer os Cursos de Graduação a seguir relacionados, dentro das áreas descritas no parágrafo anterior. Eles deverão ser implantados a partir do 1.º semestre de 2.010, em função da infra-estrutura então disponível (que se aprimora a cada ano) e do Termo de Compromisso firmado com o MEC, de acordo com o Plano de Implantação apresentado em seu PDI. São eles na primeira fase :

  1. Administração de Empresas ,
  2. Educação Física (Licenciatura),
  3. Ciências Biológicas (Licenciatura), já na segunda fase :
  4. Tecnologia em Petróleo e Gás ,
  5. Tecnologia em Agronegocio ,
  6. Tecnologia em Gestão Portuária.

Além dos cursos de Graduação, a FAMESC pretende oferecer inúmeros cursos de Pós-Graduação. A instituição pretende iniciar seus cursos de Pós-Graduação em fevereiro de 2010, com base na Resolução n.º 01, de 03 de abril de 2.001, do Conselho Nacional de Educação. Dentre os cursos já estão previstos Lato Sensu:

  1. ENFERMAGEM DO TRABALHO (LATO-SENSU) ,
  2. GESTAO EM SAUDE ,
  3. NATAÇÃO E HIDROGINASTICA,
  4. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ,
  5. DIREITO E LEGISLAÇÃO PÚBLICA e outros.

A instituição dedica atenção especial à integração entre o ensino de graduação e o de pós-graduação. Para isso, pretende incentivar seus docentes a atuarem nesses dois níveis, promovendo assim uma participação de alunos da graduação em seminários científicos da pós-graduação, assim como em outras atividades.

Na FAMESC, a pesquisa e as atividades de extensão não vão se dissociar do ensino, devendo ser de excelência comprovada. Serão desenvolvidas por docentes compromissados com a filosofia da instituição, a maior parte deles deverão ter o titulo de mestre e/ou doutor, pois, acreditamos ser este um indicador incontestável de qualidade. O corpo docente da Instituição também comportará especialistas, profissionais que, atuando em diferentes segmentos do mercado, têm condições de enriquecer ainda mais a formação integral do graduando com a discussão e análise de casos da prática profissional.

A FAMESC aponta para uma preocupação central , qual seja, a de investir em uma formação atualizada, capaz de gerar a percepção dos movimentos e tendências do mercado profissional, capaz de levar seus egressos a propiciar soluções inovadoras para as situações-problema com as quais vão se deparar.

A FAMESC entende que a educação deve estar voltada para a formação de sujeitos comprometidos com a construção de uma sociedade mais cidadã, que ofereça condições dignas a todos os seus integrantes. Para isso, elege como habilidades fundamentais a serem desenvolvidas o aprender a viver em comum e o aprender a ser.

Uma formação que prioriza tal perfil deve voltar-se para um trabalho que enfatize a necessidade de conhecer o contexto no qual se insere a instituição, suas contradições e maiores problemas, para poder nele atuar de forma significativa. Acredita-se existir uma autonomia total por parte da Famesc, tendo em vista que os integrantes da mantenedora são professores pesquisadores com ampla visão educacional.