Pós-Graduação - Pós-Graduação em Urgência, Emergência e UTI

Atualizado em 09/06/2017

Apresentação:

Pós-Graduação em E​​mergência, Urgência e UTI, capacita os profissionais de saúde a atuarem com uniformização e destreza durante a abordagem human​izada no atendimento de pacientes adultos, pediátric​os e idosos em situações de emergência e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar e UTI.  Atuar em ambientes de urgência, emergência e UTI requer atualização constante e conhecimento das funções da equipe multidisciplinar. Os enfermeiros destes setores desempenham múltiplas funções, desta forma, graduar-se torna-se um processo extremamente necessário.  A oferta dos conteúdos se dão por meio dos protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais, o corpo docente é composto por profissionais com vasta experiência. O aluno é treinado a atuar até mesmo durante os atendimentos em catástrofes, e ser tornam capazes em treinar novas equipes. O processo de avaliação das atividades será realizado ao longo do processo de ensino-aprendizado. Os alunos serão avaliados em cada módulo através de trabalhos escritos, seminários, participação ativa em sala de aula à critério do professor.

Carga Horária Total: 360 horas  (Prática: 80 h).

Investimento: Matrícula no valor de R$ 80,00 (oitenta Reais) + 18 (dezoito) mensalidades no valor de R$ 240,00 (duzentos e quarenta Reais)

Objetivos:

·         Desenvolver o raciocínio crítico de enfermagem em atendimentos de urgência emergência;

·         Reconhecer aspectos técnico-científico em relação aos principais temas em urgência emergência;

·         Seguir protocolos de atendimentos às vítimas de traumas;

·         Aplicar processo de enfermagem no enfoque humanizados aos pacientes e aos familiares;

·         Compreender a precariedade dos atendimentos de enfermagem em situações de emergência, urgência e em UTI;

.          Capacitar o profissional enfermeiro para cuidar do paciente em situações de Urgência e Emergência, desenvolvendo uma prática segura, fundamentada em evidências, tendo como princípio a Sistematização da Assistência de Enfermagem e os princípios da segurança e da qualidade do cuidado;

·         Instrumentalizar o enfermeiro a ser capaz de viabilizar processos formativos junto à equipe de profissionais atuantes em UTI.

Público Alvo: Enfermeiros que tenham interesse em atuar na área de e urgência  emergência e UTIs.

Disciplinas:

1-      Fundamentos de Enfermagem em Emergência - 20h - especialista

2-      Atendimentos à Pacientes Politraumatizados - 30h - especialista

3-      Metodologia da Pesquisa - 20H - doutor

4-      Abordagem de Enfermagem nos Atendimentos - 20h - especialista

5-      Abordagem de Enfermagem nos Atendimentos - 30 H - especialista

6-      Emergências Neurológicas e Infeciosas - 20h - especialista

7-      Emergências Imunológicas, gastrointestinais e Endócrinas - 20h - mestre

8-      Emergências na Criança e ao Adolescente 20h - especialista

9-      Emergências e Urgências obstétricas - 30h - mestre

10-  Emergências Toxicológicas - 20h - doutor

11-  10-Emergências na Saúde da Criança e ao Adolescente (Traumas mecânicos e traumas psicossociais) - 30h - especialista

12-  Enfermeiro e o Gerenciamento em UTI - 30h - especialista

13-  Produção Científica, Seminário e Apresentação de TCC - 30h - doutor

14-  Noções Básicas de Leitura e Interpretação de Exames (RX, ECG, HEMOGRAMA, TOMOGRAFIA) - 20Hh - doutor

15-  Aulas Práticas - 30h - especialista.

1- Fundamentos de Enfermagem em Emergência – 20H

Ementa: Legislação e portarias de emergência e urgência para enfermeiros. Legislação de enfermagem na emergência. Planejamento para implantação de unidades de emergência e centros de trauma. Desenvolvimento de treinamento para utilização de recursos humanos na área de emergência e urgência. Uso de protocolos. Legislação do uso de DEA e dispositivos supraglóticos. Atendimento pré-hospitalar. Resgate e Transporte aeromédico. TIH. Gestão de desastre. Atendimento a múltiplas vítimas. Conceitos de SBV e SAV. Conceitos de PHTLS e ITLS. Urgência e emergência na ótica do SUS. Acolhimento com Classificação de risco.

2- Atendimento de Enfermagem ao Paciente Politraumatizado – 30H

Ementa: Avaliação da cena. Cinemática do trauma. Abordagem ao paciente Politraumatizado adulto. Exame primário e secundário. Manejo da via aérea. Falência respiratória. Choque. Ressuscitação cardiorrespiratória e cerebral. Sedação e analgesia para procedimentos médicos. Manejo da dor, utilização de protocolos. Imagem. Atendimento ao paciente grande queimado. Atendimento ao paciente afogado.

3- Metodologia da Pesquisa – 20 H

Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

4- Abordagem de Enfermagem nos Atendimentos- 30 H

Ementa: Abordagem ao Trauma torácico. Abordagem ao paciente com Trauma abdominal. Abordagem ao paciente com Trauma gênito-urinário. Abordagem ao paciente com Trauma de face. Abordagem de enfermagem nas Lesões ortopédicas de extremidades. Lesões desportivas na emergência. Lesões da clavícula e membros superiores. Lesões da bacia e membros inferiores. Lesão de partes moles. Alterações do ritmo cardíaco (ritmos fatais, introdução a interpretação de ECG). Hipertensão arterial Sistêmica. Doença tromboembólica. IAM. AVE. PCR.

5- Emergências Neurológicas e Infeciosas – 20H

Ementa: Abordagem de enfermagem na Sincope. Ataxia. Fraqueza muscular. Cefaleia. Hidrocefalia. Paralisia cerebral. Doença vascular cerebral. Influenza. Meningite. Zika vírus. Dengue. Febre de Chikungunya. Paciente HIV positivo na emergência. Doenças transmitidas por carrapatos. Infestação por parasitas. Feridas por Úlceras e vasculites. Doenças importadas e doenças dos viajantes. Bioterrorismo.

6- Emergências Imunológicas, Gastroentestinais e Endócrinas – 20H

Ementa: Abordagem de enfermagem ao paciente com: Apresentações alérgicas comuns – rinite e conjuntivite. Anafilaxia. Dor abdominal. Sangramento gastrointestinal. Refluxo gastresofágico. Corpo estranho no trato gastrointestinal. Doenças do fígado e vesícula biliar. Distúrbios do metabolismo da glicose (Diabetes).Síndrome de Cushing (Insuficiência adrenal).Hipertireoidismo. Raquitismo. Desnutrição: Marasmo e Kwashiakor. Distúrbio dos fluidos e eletrólitos.

7- Emergências na Criança e ao Adolescente – 20H

Ementa: Abordagem de enfermagem nos: Problemas gênito-urinários masculinos. Doenças do trato urinário (ITU). Doenças renais e síndromes renais. Petéquias e púrpuras. Rash pruriginoso. Infecção superficial da pele. Exantemas. Rash no lactente. Emergências do nariz e dos ouvidos. Emergência da cavidade e do pescoço. Trauma ocular. Emergências oculares na infância. Paciente adolescente grávida. Distúrbios ginecológicos na infância e adolescência. Vaginite. Doença sexualmente transmissível. Dismenorreia e sangramento uterino disfuncional. 

8- Emergências e Urgências obstétricas – 35H

Ementa: Ciclo gravídico. Anatomia e fisiologia humana. Avaliação na gestante. Parto. Emergências durante o parto. Traumatismo por Estrupo. Gravidez ectópica. Trauma abdominal. Aborto. Descolamento da Placenta Prévia. Placenta prévia. Hipertensão na gravidez. Distócias. Abordagem de emergência ao RN (aspiração, APGAR, avaliação cardiopulmonar, identificação e cuidados de enfermagem). Ressuscitação cardiopulmonar ao RN.

9- Emergências Toxicológicas – 24H

Ementa: Abordagem inicial de enfermagem ao paciente intoxicado. Agentes antitérmicos. Produtos químicos domésticos. Medicações prescritas. Abuso de drogas ilícitas. Metais pesados. Envenenamento por agentes ambientais e animais peçonhentos.

10- Emergências na Saúde da Criança e ao Adolescente (Traumas mecânicos e traumas psicossociais)

Ementa: Abordagem de enfermagem no: Trauma. RCP pediátrico. Lactente ou criança febril ou aparentemente séptico. Dificuldade respiratória. Síndrome da morte súbita infantil ou evento aparentemente ameaçador a vida. Estado mental alterado ou coma. Convulsões. Dor torácica. Afecções abdominais agudas. Vômitos, diarreia e gastroenterite. Distúrbios alimentares. Icterícia. Choro intenso no lactente. Claudicação na criança. Traumatismo cranioencefálico leve. Abordagem do paciente com rash cutâneo. Massa cervical. Emergências no recém-nascido. Paciente transplantado na emergência. Mordidas de animais e humanos. Envenenamento por mordida de cobra. Ferida por aranha e outros artrópodes. Envenenamento por seres marinhos. Afogamento não fatal. Queimaduras. Lesões elétricas e por raios. Lesões causadas pelo calor e pelo frio. Abuso sexual. Abuso e negligência. Emergências psiquiátricas. Morte da criança na unidade de emergência. Considerações éticas, Morte encefálica.

11- Enfermeiro e o Gerenciamento em UTI – 35H

Ementa: Gerenciamentos do enfermeiro frente à equipe multidisciplinar. Equipamentos de UTI. Protocolos de atendimentos. Admissão, transferência e alta da UTI. A abordagem diante ao estresse da equipe atuante em constante exposição à momentos de tensão.

12- Noções Básicas de Leitura e Interpretação de Exames (RX, ECG, HEMOGRAMA, TOMOGRAFIA) – 30H.

Ementa: Bioquímica do Sangue:  ureia, creatinina, sódio, potássio, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, fosfatases, Gama GT, transaminases, creatina-quinases, bilirrubina total e frações, amilase. Hormônios: TSH, T4 total e livre, T3 total e livre, LH, FSH, estrogênios.  Cultura de urina, fezes e secreções em geral. Antibiograma: Liquor, coleta, exame físico, citológico, bioquímico e bacteriológico. Hematologia: fisiologia do sangue, importância e interpretação clínica do hemograma, confecção de extensão sanguínea, coloração, coleta, pesquisa de hematozoários, contagem global e diferencial de leucócitos, contagem global de eritrócitos e plaquetas, dosagem de hemoglobina, hematócrito e índices hematimétricos. Leirura de RX e Tomografias.

13- Produção Científica, Seminário e Apresentação de TCC (30h)

Ementa: Planejamento da pesquisa (especificação dos objetivos, levantamento de recursos e cronograma), fase da pesquisa (escolha do tema, levantamento dos dados e identificação das fontes documentais, formulação de problema de pesquisa, definição das hipóteses da pesquisa e identificação das variáveis, seleção de métodos e técnicas), execução da pesquisa e representação gráfica.

14- Aulas Práticas (30h)

Ementa: Aprofundar o conhecimento teórico-prático do cuidado ao paciente em estado crítico. Estimular raciocínio crítico.  Acompanhamento de docente enfermeiro supervisor durante visitas nos setores de Urgência e Emergência e UTI em hospitais. Aulas práticas no campo institucional.