Pós-Graduação - Enfermagem do Trabalho

Atualizado em 22/03/2017

Coordenadora: Prof. Ma Yarabeth da S. V. Amorim

Duração do Curso: 15 meses

Carga horária: 360horas

Público-alvo: Acadêmicos e profissionais de Enfermagem que atuam ou pretendem atuar na área de Saúde do Trabalhador. Com foco nas ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e agravos ocupacionais.

Investimento: Mensalidade: 18x de R$ 240,00

Metodologia: O curso terá encontros presenciais e quinzenais aos sábados, das 8h às 17h.

Docentes: Constituído por Doutores, Mestres e Especialistas da área.

Vagas: Mínimo de 20 (vinte) alunos.

Objetivo geral: Capacitar o enfermeiro para desenvolver suas competências na área de Saúde do Trabalhador, apoiado em princípios éticos, técnicos e legais, para o diagnóstico e planejamento das ações de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos do trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

Estrutura Curricular:

Docência do Ensino Superior - 20h

Saúde e Meio Ambiente - 20h

Higiene e Saúde - 20h

Introdução a Saúde Ocupacional - 30h

Legislação do Trabalho - 20h

Assistência em Enfermagem do Trabalho - 30h

Ergonomia - 20h

Doenças Ocupacionais - 20h

Psicologia Aplicada a Saúde - 20h

Administração do Serviço de Saúde - 30h

Epidemiologia - 20h

Indicadores de Saúde e Bioestatística - 20h

Vigilância e Toxicologia em Saúde - 30h

Metodologia da Pesquisa Científica - 30h

Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

Inscrição e Informações:

A inscrição só será válida após a apresentação dos documentos, na secretaria da FAMESC.

Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.

Compareça à secretaria da unidade escolhida o mais rápido possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:

- Cópia autenticada do diploma de graduação ou declaração;

- Cópia simples da Identidade;

- Cópia simples do CPF;

- Cópia simples do Comprovante de residência;

- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento; e

- 1 foto 3x4. 

Público Alvo: Enfermeiros. O curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho fornece os conhecimentos para atender às necessidades de saúde do trabalhador em diferentes ambientes e níveis de atenção.

Objetivo: Capacitar o graduado em enfermagem para o campo de saúde ocupacional, visando a compreensão dos fatores de intervenções na qualidade de vida e o desenvolvimento de ações da enfermagem na prevenção, promoção e reabilitação dos clientes acidentados, dos portadores de doenças ocupacionais, assim como promover campo laboral saudável e seguro.

Disciplinas:

1.      Introdução à Saúde do Trabalhador/Informações em Saúde, Estratégia da Família e Enfermagem do Trabalho (30h) - especialista

2.      Metodologia da Pesquisa (20h) - doutor

3.      Sociologia Aplicada à Saúde do Trabalho, Família e Bioética (20h) - especialista

4.      Psicologia Aplicada à Saúde do Trabalho/Saúde Mental no Trabalho e Sociedade (30h) - mestre

5.      Epidemiologia Ocupacional / Indicadores de Saúde / Bioestatística (20h) -especialista

6.      Normas Regulamentadoras do Trabalho/Legislação (30h) - mestre

7.      Diretrizes Aplicadas à Saúde do Trabalhador (30h) - especialista

8.      SIPAT: Organização e Educação da Equipe (30h) -especialista

9.      Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (30h) - especialista

10.  Ergonomia Aplicada à Saúde do Trabalhador (30h) - mestre

11.  Segurança do Trabalho e Biossegurança (30h) - especialista

12.  Parte Prática (visitas Técnicas, Pesquisas para Relatórios) (30h) -  especialista

        13 - Produção Científica, Seminário e Apresentação de TCC (30H) – doutor.

1- Introdução à Saúde do Trabalhador/Informações em Saúde, Estratégia da Família e Enfermagem do Trabalha (30h).

Ementa: Introdução à Saúde Ocupacional, histórico, conceituação e sua importância para a Saúde do Trabalhador. Histórico da Enfermagem do Trabalho no Brasil e atribuições de cada elemento da equipe de enfermagem do trabalho. A evolução da Enfermagem do Trabalho no Brasil. A enfermagem do trabalho na atualidade. Relação da Saúde Ocupacional com a saúde Pública e áreas afins, individualmente e coletivamente. Doença e trabalho na antiguidade. A Revolução Industrial e seu impacto na saúde dos trabalhadores. Normas e rotinas de enfermagem. Utilização e manuseio dos equipamentos e aparelhos usados nos serviços de saúde. Controle, preparo e esterilização de materiais. Anotações, registros e relatórios das atividades de enfermagem do trabalho. Manuseio e controle de arquivos e prontuários. Conceitos fundamentais. Diagnóstico situacional. Formação de um PSF, abordagem comunitária, humanização como eixo norteador das práticas, planejamento e coordenação da atenção.

2- Metodologia da Pesquisa e Apresentação de TCC (20h).

Ementa: Introdução. A ciência. Os Tipos de Conhecimento. A pesquisa. Pesquisa Bibliográfica. O Trabalho Científico. A Revisão de Literatura. O Artigo Científico. A Leitura. A Escrita. Instrumentalização Científica. Plágio: o que é e como evitar.

3- Sociologia Aplicada a Saúde do Trabalho, Família e Bioética (20h).

Ementa: Abordagem sociológica do trabalho. Relação Sociologia x Saúde do trabalhador. Avaliação do trabalho no Brasil. A divisão social do trabalho. A saúde do trabalhador. A família e conflitos sociais, violência intrafamiliar que dificultam as atividades laborais, ralação familiar e a área da bioética (sexo, reprodução, casamento e moral), família e direito à saúde garantido pelo SUS.

4- Psicologia Aplicada a Saúde do Trabalhador/Saúde Mental no Trabalho e Sociedade (30h).

Ementa: Disciplina que coloca o discente em contato com as questões da Enfermagem do Trabalho visando a prevenção, promoção e recuperação à Saúde do trabalhador. Síndrome de Burnout. Diretrizes Políticas, Legislação do Trabalho e Exercício Profissional. Políticas nacionais de saúde mental. Direitos das pessoas com transtornos mentais. Rede e atenção psicossocial. Atribuição dos profissionais de saúde mental.  Rede de atendimentos e eventos agudos de urgência patologias mentais. Atenção ao usuário de álcool e drogas. Prioridade de atendimento. Sociedade e o doente mental. Reabilitação dos portadores de doenças mentais.

5- Epidemiologia Ocupacional / Indicadores de Saúde / Bioestatística (20h).

Ementa: Epidemiologia no âmbito da saúde do trabalhador. Epidemiologia descritiva. Desenhos de estudos em epidemiologia: estudos seccionais, estudos caso-controle, estudo de  Coorte e estudos experimentais. Bioestatística aplicada à saúde do Trabalhador, Informar a aplicabilidade da bioestatística de saúde, assim como sua utilidade dando enfoque as fases que as compõe: fases do trabalho estatístico, representação gráfica, medidas de tendência central e medidas de variabilidade. Pretende-se levar o aluno ao atendimento da bioestatística na pesquisa. Principais indicadores de saúde e de mortalidade, principais doenças de notificações compulsaria. Fontes de dados de mortalidade, investigação epidemiológica a identificação da doença, definição e estudos de caso.

6- Normas Regulamentadoras do Trabalho/Legislação (30h).

Ementa: Noções gerais sobre Legislação e Normalização. Legislação previdenciária. Legislação aplicada à saúde e segurança do trabalho. Noções sobre responsabilidade civil, criminal e por dano moral em acidentes de trabalho. Normas técnicas de saúde no ambiente de trabalho.

7- Diretrizes Aplicadas à Saúde do Trabalhador (30h).

Emente: Diretrizes Políticas, Legislação do Trabalho e Exercício Profissional, Diretrizes básicas internacionais e nacionais de proteção à saúde do trabalhador. Constituição. Consolidação das leis do trabalho (CLT). Legislação de Proteção à Saúde de trabalhador. Benefícios previdenciários. Outra legislação específica e Portarias do Ministério do Trabalho.

8- SIPAT: Organização e Educação da Equipe (30h).

Ementa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Constituição. Organização. Garantias. Atribuições e funcionamento. Treinamento. Processo eleitoral. Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT; Programas de educação em prevenção de acidentes e qualidade de vida.

9- Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho 30h.

Ementa: Dermatoses ocupacionais; Pneumopatias ocupacionais; Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. Câncer ocupacional e ambiental; efeitos sobre o sistema reprodutivo e endócrino; Aspectos básicos da Toxicologia (principais conceitos, legislação, dados de referência, ações de monitoramento, recursos disponíveis na comunidade), enfatizando atuação do enfermeiro do trabalho em uma organização no que se refere a estes assuntos. Técnicas de apresentação para que o aluno possa desenvolver treinamentos necessários visando à preservação da saúde dos trabalhadores expostos aos ricos químicos. Primeiros socorros.

10- Ergonomia Aplicada à Saúde do Trabalhador (30h).

Ementa: Trabalho estático e dinâmico. Posturas no trabalho e sua relação com a saúde. Duração da jornada, pausa e turnos de trabalho. Aptidão para o trabalho. Ergonomia; conceito e sua aplicação do trabalho. Fadiga: conceito, causas, efeitos e prevenção. Disciplina que coloca o aluno em contato com questões relacionadas a ergonomia em processos da área administrativa e de outros segmentos de uma organização, bem como, possibilita uma associação com seus respectivos problemas. Conceito: LER/DORT e AMERT: os fatores que podem ocasioná-las. NR’S 17, 5, 9 E 15.

11- Segurança do Trabalho e Biossegurança (30h).

Ementa: Evolução Industrial e tecnológica. Segurança do Trabalho: conceituação, aspectos sociais, econômicos bio-psicológicos. Acidentes de trabalho: conceituação técnica e legal. Fatores e riscos. Causas e consequências dos acidentes de trabalho. Danos pessoais e materiais. Registos de dados. Proteção individual e coletiva. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Legislação Específica de Segurança. CAT. Ato inseguro ou situação Insegura.

12- Prática-Visitas técnicas (30h).

Ementa: Inserir o aluno no campo visando a interface prática dos seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, abordando uma visão voltada a saúde do trabalhador. Produção de relatórios.

13- Produção Científica, Seminário e Apresentação de TCC (30h).

Ementa: Planejamento da pesquisa (especificação dos objetivos, levantamento de recursos e cronograma), fase da pesquisa (escolha do tema, levantamento dos dados e identificação das fontes documentais, formulação do problema de pesquisa, definição das hipóteses da pesquisa e identificação das variáveis, seleção de métodos e técnicas), execução da pesquisa e representação gráfica.