PROJETO INCLUSÃO DIGITAL


O idoso do século XXI mudou sua visão agora se estabelece em novos paradigmas, deixando a característica de inativo, de incapaz, e recluso a uma realidade sem validade ou improdutiva. Atualmente o idoso é reconhecido como membro participativo da realidade social e vem exigindo sua inclusão, tornando-se assim membro participante das atividades sociais e deixando de estar à margem da sociedade, haja vista que, muitos são indispensáveis ao sustento e organização de muitas famílias na realidade contemporânea.

Com esse escopo, vem sendo desenvolvido um vasto campo de especializações e trabalhos com o objetivo de proporcionar ao idoso sua reinserção na realidade social. A gerontologia é uma dessas ferramentas que vem proporcionar educação não somente do idoso, mas capacitando aqueles que efetivarão a inclusão na realidade social e, aqui especialmente, digital.

Assim, a informática é a maior descoberta do século XX. A sua expansão é universal e a sua utilidade é indescritível e quem a desconhece está fora do mercado de trabalho. Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Inclusão digital é simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Trazer para os idosos um novo mundo é permitir a melhor participação dessa parcela da sociedade aos novos recursos ofertados pela informática. Incluir os idosos nesse mundo digital é buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão em terceira idade.

A partir dessa reflexão no último dia 14 de junho de 2016, na sede da Faculdade Metropolitana São Carlos, foi inaugurado o “PROJETO INCLUSÃO DIGITAL – MELHOR IDADE” coordenado pela Prof. Ma. Ione Galoza de Azevedo. Com o objetivo de proporcionar um curso de informática para o público da melhor idade na cidade de Bom Jesus do Itabapoana por meio de parcerias, com o Núcleo da Cidadania, PROCON, Rotary Club e Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana. O evento contou com a participação dos alunos inscritos, os voluntários que ministrarão as aulas, representante da 17ª Seccional da OAB/RJ, membros do Rotary Club, representantes da Secretaria de Assistência Social, representantes do Núcleo da Cidadania e membros da Comunidade Acadêmica da IES.